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Notícias

12.04.2019

Nota do Grupo Recife-Plano de Saúde aos Associados da Aposchesf, Usuários do plano Fachesf-Saúde


Nos últimos anos a FACHESF vem aplicando elevados reajustes nas mensalidades dos planos de saúde, principalmente aos planos dos associados aposentados.
O último aumento variou entre 20,94% e 31,93%, para os aposentados, enquanto para o pessoal da ativa o percentual foi de 11,75%.
A Fachesf alega que esses percentuais são indispensáveis para equilibrar a saúde financeira do plano, mas, muitos segurados têm cancelado os seus planos por falta de condições financeiras, ficando desassistidos após o pagarem durante décadas.


Diante disso, observamos a necessidade de convocar todos os usuários do plano a se mobilizarem contra esses aumentos abusivos.
Entendemos ser necessário recorrer à AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR – ANS, pois, de acordo com o Decreto Lei 3.327/2000, que, entre outras atribuições, tem por finalidade promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regulando as operadoras.
É imperativo que cada associado e seus dependentes, cada um individualmente, busquem um dos canais de comunicação com a ANS (pelo site www.ans.gov.br ou pelo disk ANS (0800.70.19.656), registrando a sua reclamação e pedido de transparência nas informações relacionadas aos planos.

Com esse procedimento, esperamos obter esclarecimentos sobre os motivos que levaram a FACHESF a esta situação.

Caso não tomemos nenhuma providência neste momento, é bem provável que no próximo ano estejamos rediscutindo esse mesmo assunto com aqueles associados que conseguirem permanecer no plano.

Para efetuar o registro no site da ANS é necessário informar um e-mail válido (do associado ou de algum parente) para o recebimento da senha e posterior acompanhamento do processo, além de fornecer alguns dados como: percentual comunicado, valor antigo da mensalidade, novo valor da mensalidade, número de dependentes, data de nascimento de cada dependente e data da contratação do plano.

Caso o associado não tenha em sua residência um computador disponível para realizar a sua reclamação através do site, no período de 15 a 30 de abril, em horário comercial, a APOSCHESF disponibilizará uma máquina e um funcionário para orientá-lo.

Em caso de dúvida o associado deve comparecer na sede da APOSCHESF e procurar Márcia Lima.



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